fbpx

Combustíveis alternativos: a transformação do setor dos transportes​

Combustíveis alternativos: a transformação do setor dos transportes​

Sustentabilidade e Meio Ambiente

A eletrificação pode desempenhar um papel importante na transformação de transportes mais sustentáveis, mas não pode ser a única solução para alcançar a descarbonização necessária. Os biocombustíveis sustentáveis são, frequentemente, considerados uma opção eficiente em termos de custos e na redução de emissão de CO2, e em algumas aplicações e mercados de transporte, podem ser a única opção viável.

De acordo com um estudo do Stockholm Environmental Institute (s.d.), os biocombustíveis são cruciais para descarbonizar os transportes pesados nas próximas décadas, tanto para frotas novas quanto para aquelas que já estão em operação. Os biocombustíveis podem oferecer uma solução quase imediata para reduzir as emissões de gases com efeito estufa no setor dos transportes.

Desta forma, e até que outras soluções como a eletrificação sejam mais viáveis, os biocombustíveis são a melhor opção para reduzir significativamente as emissões de carbono a curto prazo.

HVO (ÓLEO VEGETAL HIDROGENADO)

O HVO é um combustível renovável que pode ser produzido a partir de diversas fontes, incluindo óleo usado, óleo de colza, óleo de cozinha e resíduos de gordura animal. O uso dessas fontes de energia têm um grande impacto na redução das emissões de gases com efeito de estufa. O HVO é uma nova forma de produzir combustíveis diesel de alta qualidade, sem comprometer a logística do combustível, os motores, os dispositivos de pós-tratamento de gases de escape ou as emissões de gases.

BIODIESEL

O biodiesel sustentável (ou FAME – Fatty Acid Methyl Ester) é principalmente utilizado em misturas com baixa proporção de diesel ou como combustível único.

O biodiesel pode ser produzido a partir de sementes de colza, plantas e óleo alimentar usado, e tem a vantagem de ser um líquido disponível em grandes quantidades.

BIOGÁS

O biogás pode ser produzido a partir de unidades de tratamento de resíduos e esgotos locais, e é renovável. Ele é composto pela mesma molécula do gás natural, mas pode ser produzido de forma mais sustentável e eficaz em termos de custos. O biogás é uma alternativa renovável, enquanto o gás natural é um combustível fóssil. É possível utilizar os dois em conjunto como fontes de energia.

GÁS NATURAL

O gás natural é um combustível fóssil composto por gás metano extraído da crosta terrestre. Embora emita menos CO2 durante a combustão, em comparação com o diesel padrão, ainda é considerado um combustível não renovável.

HÍBRIDO

Os veículos híbridos combinam uma linha de transmissão elétrica com um motor de combustão convencional para reduzir significativamente o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2. O híbrido funciona com energia elétrica em combinação de diesel/biocombustível, o que resulta em menos consumo de combustível e emissões.

Além disso, o uso dessa tecnologia reduz o ruído, o que pode permitir que o veículo tenha permissão para circular em horários específicos nas cidades. Em momentos de baixo movimento, o veículo híbrido oferece várias vantagens, como maior eficiência, redução do tempo de condução, melhores condições de trabalho para o motorista e aumento do uso do veículo.

HÍBRIDO PLUG-IN

O híbrido plug-in é uma versão do híbrido que pode ser carregado durante o turno do motorista, enquanto o camião está parado para carga ou descarga ou enquanto descansa. Essa combinação de transmissão elétrica e um motor tradicional reduz ainda mais o consumo de combustível e as emissões de CO2.

A versão plug-in do veículo híbrido permite que o dia de trabalho comece no modo elétrico, já que o veículo pode ser totalmente carregado antes de iniciar o trajeto. Além disso, é possível realizar um carregamento complementar durante o turno do motorista, por exemplo, enquanto o veículo está estacionado para carga ou descarga, ou durante a hora de descanso.

BIOETANOL

O bioetanol é atualmente o biocombustível mais utilizado nos transportes. É produzido a partir de uma variedade de matérias-primas, como cana de açúcar, trigo e milho. Ele é líquido e pode ser produzido facilmente em pequena escala. Este combustível tem a maior capacidade de fornecer volumes significativos e sustentáveis no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

ARTIGOS RELACIONADOS